Procurar na página


Contacto

Rr97

E-mail: rdsramalho97@gmail.com

SERRAS DE PORTUGAL

 

 

SERRA DA ESTRELA

A Serra da Estrela é a mais alta de Portugal. O seu ponto mais alto é a Torre que tem quase 2000 metros.

Fica na zona central de Portugal. Nela nascem os dois maiores rios nacionais. São eles os rios Mondego e o Zêzere.

Para além das várias lagoas, a zona mais visitada é a Torre. É famosa pela queda de neve durante os meses de inverno. No local à um restaurante e várias lojas com produtos da região. O mais famoso é o queijo da serra da estrela.

 

SERRA DA CABREIRA

Apesar de não ser uma das principais Serras de Portugal, é muito importante para nós porque é lá que nasce o Rio Ave.

Conta a lenda que a Serra deve o seu nome a uma jovem e bela Cabreira que por ali costumava guardar os seus rebanhos de cabras.

O seu ponto mais alto, com 1262 metros é o Alto do Talefe.

Situa-se no Baixo Minho e no Baixo Barroso, onde faz fronteira com três concelhos. O de Montalegre, o de Vieira do Minho e o de Cabeceiras de Basto.

 

SERRA DO GERÊS

A Serra do Gerês é a segunda maior elevação de Portugal Continental e situa-se no norte de Portugal Continental, entre os rios Homem e Cávado.

O seu cume atinge 1546 metros de altitude (Pico da Nevosa, na fronteira com a Galiza).

O maciço da serra do Gerês está incluído na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

 

SERRA DO MARÃO

A Serra do Marão é uma formação montanhosa de formas abruptas, que atinge no seu ponto mais alto – chamado a Senhora da Serra - os 1415 metros.

Distribuída pelo território dos distritos do Porto e Vila Real, faz a separação entre o Douro Litoral e Trás-os-Montes e foi, durante muitos anos, uma barreira difícil de passar. Hoje, é rasgada de poente para nascente por uma autoestrada que aproxima terras e gentes.
Integrando a cadeia montanhosa que se prolonga pelo Alvão, a Serra do Marão tem uma área aproximada de 20.000 hectares, 75% dos quais constituí terreno baldio. Espalha-se pelos concelhos de Amarante, Baião, Vila Real, Mesão Frio, Santa Marta de Penaguião e Régua.

É muito agreste e lá diz o ditado popular, "Bem alto é o Marão e não dá palha nem grão".